O Ministério da Economia e Planeamento (MEP) apresenta, na sexta-feira, a Estratégia de Longo Prazo para Angola nos próximos 27 anos, que estará em consulta pública este mês.
“Pretende-se, com esta ação, obter contributos dos grandes atores públicos e privados — coletivos e individuais — de relevada experiência e conhecimento nos diferentes setores de atuação”, salienta o Ministério da Economia e Planeamento, num comunicado.
Na apresentação, em Luanda, vão intervir os ministros da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e de Estado para a Coordenação Económica, Manuel Nunes Júnior, perante vários convidados, que incluem membros do Governo, partidos políticos, empresários, académicos, sociedade civil e parceiros para o desenvolvimento.
Em 22 de maio, o plano será apresentado a organizações internacionais, agências de desenvolvimento e missões diplomáticas e, em 23 de maio, à sociedade civil e comunicação social.
A Estratégia de Longo Prazo é a base para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Nacional, sendo elaborada a partir de cenários, e apresenta cinco eixos prioritários de desenvolvimento: “economia diversificada e próspera, infraestrutura moderna e competitiva, valorização do capital humano, ecossistema resiliente e sustentável, e nação justa e com igualdade de oportunidades”.