O Ministério das Relações Exteriores (MIREX) angolano anunciou hoje a suspensão do processo de admissão, reajuste e promoção dos funcionários do departamento governamental nas diferentes carreiras.
Num comunicado, o Mirex revelou que a decisão foi tomada após o ministro da tutela, Téte António, reunir o conselho de quadros “para avaliar todas as reclamações relativas ao processo administrativo de enquadramento e atualização de carreiras”.
O ministério acrescentou na mesma nota que foi dada orientação “para o cumprimento das normas e procedimentos administrativos atinentes ao processo em causa” e que os órgãos internos devem apresentar os resultados “o mais breve possível”.
O Mirex reiterou ainda o compromisso de continuar a apoiar o ministro Téte António “e a direção da instituição e contribuir para o fortalecimento da organização interna deste departamento ministerial”.
O conselho de quadros integra diretores de várias áreas, bem como representantes da carreira diplomática, da carreira técnica, entre outros, sendo um órgão de consulta ao qual compete “assessorar o titular da pasta na tomada de decisões em matéria de gestão de pessoal”.
Em causa estará a promoção de quadros exteriores ao Mirex que causou mal-estar entre funcionários com mais tempo de serviço.