Os dados foram divulgados na cidade do Sumbe pelo supervisor provincial do Programa de Luta contra a SIDA, Domingos Moreira, quem garantiu haver mddicamentos para todos. A província angolana do Kwanza Sul registou 448 novos casos de HIV/SIDA durante o segundo trimestre de 2021, aumentando para nove mil o total de pessoas que vivem com a doença.
“Tivemos um total de 448 testes positivos, dos quais 68.5% são do sexo feminino e 31.5% do pelo sexo masculino”, afirmou Moreira, destacando que, “embora tenhamos uma redução de incidência de 0,2%, na positividade tivemos um aumento de 225 novos casos”.
Aquele responsável acrescenta que “os dados preocupam mas estão controlados” e alerta para a necessidade “de todos os infectados seguirem o tratamento com antí-retrovirais”.
Neste sentido, Domingos Moreira assegura que a província tem os fármacos necessários e que, por agora, “há sete unidades sanitárias em dois municípios”, mas as estruturas de Saúde têm “um plano de expansão dos serviços a nível da província”.
“Acho que até Dezembro deste ano vamos ter 100% de cobertura a nível da nossa província”, asegurou o supervisor provincial do Programa de Luta contra a SIDA.
Domingos Moreira indicou ainda não haver casos de transmissão da doença de mãe para filho.