spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Óbito/José Eduardo dos Santos: “Corpo” do antigo Presidente Eduardo dos Santos chega hoje a Luanda

O Governo de Angola anunciou que chegam hoje à tarde a Luanda os restos mortais do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, falecido em 08 de julho, em Barcelona, Espanha.

“O executivo angolano torna público que chegam na tarde deste sábado a Luanda os restos mortais do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, falecido no passado dia 8 de Julho em Barcelona, Reino de Espanha”, lê-se no comunicado enviado hoje pelo Governo de Angola.

Os restos mortais do antigo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, estão a caminho de Luanda, onde chegam este sábado (20).

A informação foi confirmada hoje, em comunicado, pela Comissão para a Organização da Cerimónia Fúnebre, tendo adiantado que a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados.

Na última terça-feira (16), o Tribunal da Catalunha (Espanha) decidiu a entrega do cadáver do Ex-Presidente da República, José Eduardo dos Santos, à esposa Ana Paula dos Santos, para o seu sepultamento.

A decisão foi tomada após o juiz ter recebido os relatórios do Instituto Médico Legal e do Laboratório de Toxicologia.

O documento adianta que na resolução o juiz reconhece Ana Paula dos Santos como viúva do antigo Chefe de Estado angolano.

A deliberação habilita a antiga primeira-dama a ter a tutela do corpo do antigo Chefe de Estado e proceder ao processo de transladação.

Ana Paula dos Santos foi a interlocutora do Governo angolano quando o marido se encontrava internado na clínica de Barcelona, onde acabou por falecer.

Durante o processo, a ex-primeira dama da República teve apoio do Governo angolano, que pretende fazer um funeral de Estado em Luanda.

Na sequência da morte do ex-Chefe de Estado, o Governo angolano decretou sete dias de luto nacional que chegou ao fim sem a presença do corpo no velório.

A disputa judicial pela tutela do corpo envolvia a viúva e os oito filhos do antigo Presidente da República, principalmente os três mais velhos que se opunham à entrega e trasladação do corpo de ex-chefe de Estado para Angola.

O ex-Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, morreu aos 79 anos, no passado dia 8 de Julho, num hospital de Barcelona, onde estava internado desde 23 de Junho após uma paragem cardíaca.

A nota refere ainda que “a data e o programa das exéquias serão oportunamente comunicados”.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados