spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva vai “discursar” na Assembleia Nacional de Angola (ANA)

O Presidente da República Federativa do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, vai discursar em 25 de agosto na Assembleia Nacional de Angola, por ocasião da sua visita de dois dias ao país africano, anunciou hoje a diplomacia brasileira.

Luiz Inácio Lula da Silva tem previsto chegar a Luanda em 24 de agosto à noite, ou na manhã seguinte, dia em que se vai reunir num encontro privado com o seu homólogo angolano, João Lourenço.

De seguida, o chefe de Estado brasileiro terá “participação com um discurso” na Assembleia Nacional de Angola, afirmou o secretário de África e de Médio Oriente do Brasil, Carlos Duarte, quando questionado pela Lusa, em conferência de imprensa no Palácio Itamaraty, em Brasília.

Nesse mesmo dia, à noite, “o Presidente brasileiro deverá encerrar um seminário com empresários dos dois países, detalhou à Lusa, à margem do evento, a diretora do Departamento de África, a embaixadora Ana Paula Simões Silva”.

Este seminário de desenvolvimento contará com a presença de cerca de 60 empresários brasileiros do ramo de alimentos, produtos farmacêuticos, máquinas agrícolas e de aviação, como a Embraer.

Em 26 de agosto, está previsto que o Presidente visite o Instituto Guimarães Rosa, em Luanda, instituto direcionado à diplomacia cultural e de educação do Brasil, estando ainda programado um encontro com a comunidade brasileira no país, avançou a embaixadora Ana Paula Simões Silva.

Durante a visita, explicou Carlos Duarte, em conferência de imprensa, deverão ser assinados acordos sobre agricultura, processamento de dados e apoio ao pequeno empresário particular, matérias de “muito interesse comum dos dois países”.

Memorandos de entendimento nas áreas de saúde e educação também constam das previsões.

“É um país que tem uma relação com o Brasil importante”, frisou o secretário de África e de Médio Oriente brasileiro, recordando que o país foi o “primeiro a reconhecer a independência de Angola”.

Lula da Silva chegará a Angola depois de participar da cimeira dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), agendada de 22 a 24 de agosto, em Joanesburgo.

Depois da visita a Angola, “o Presidente brasileiro participa na XIV Conferência de chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em 27 de agosto, na capital de São Tomé e Príncipe”.

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados