O Governo de Angola vai dar continuidade este ano ao Programa de Apoio ao Crédito (PAC), que contemplou 1487 projetos em 2022 num valor total de 61 mil milhões de kwanzas (111 milhões de euros).
Segundo um comunicado da Comissão Económica do Conselho de Ministros, a que a Lusa teve acesso foram disponibilizados inicialmente 41 mil milhões de kwanzas (75 milhões de euros) para financiar mil projetos, dos quais 70% empresariais e 30% relativos a cooperativas.
No entanto, face à “forte procura pelo crédito bancário” foi aprovado um valor adicional de 20 mil milhões de kwanzas (36 milhões de euros), passando a contemplar 1487 projetos, sobretudo do setor agrícola (723), seguindo-se o comércio e distribuição (463) e a indústria transformadora (158).
“Considerando a forte procura de crédito verificada até ao momento, e que se espera vir a aumentar, tendo em conta a falta de alternativas no mercado bancário de fácil acesso e de baixo custo, o executivo vai dar continuidade ao PAC, em 2023, financiando novos projetos de investimento, com vista a intensificar e acelerar o processo de diversificação da economia”, salienta a nota de imprensa.