Angola e a Turquia assinaram, esta terça-feira, 10 acordos de cooperação em vários domínios, no quadro da visita de Estado de dois dias do Presidente João Lourenço àquele país euro-asiático.
Trata-se de acordos nos domínios do comércio, da economia, dos recursos minerais e dos transportes, além de aspectos consulares e diplomáticos.
O primeiro dia de trabalho do Presidente angolano em Ankara iniciou-se no Mausoléu Ataturk, onde fez a deposição de uma coroa de flores e assinou o livro de honra.
“Para quarta-feira, último dia da visita, João Lourenço participa num fórum empresarial com dezenas de homens de negócios, a quem vai apresentar o potencial económico de Angola e as múltiplas iniciativas tendentes a melhorar progressivamente o ambiente de negócios”.
Acompanha o Chefe de Estado angolano uma delegação governamental que vai encetar, em paralelo, contactos diversos com as autoridades turcas, tendo em vista o reforço da cooperação bilateral.
As relações diplomáticas entre Angola e a Turquia datam de 1980. Os dois países têm acordos de cooperação nos domínios do comércio, agricultura, educação, cultura, defesa, justiça e desporto.
Em Angola, a Turquia tem investimentos nas províncias de Luanda e Uíge, nas áreas da indústria, comércio, educação e construção civil.