O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através do seu Departamento de Investigação Criminal do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, em Luanda, deteve na segunda-feira, 06 de Setembro, no Terminal de Partidas de Voos Internacionais, dois (02) passageiros de nacionalidade nigeriana, de 33 e 43 anos, respectivamente, doméstica e comerciante, por estarem implicados no Crime de Falsificação de Documentos e uso de Documentos Falsos referente ao (Certificado de Teste da Covid-19).
A detenção, segundo a nota enviada para Angola24Horas, ocorreu no âmbito do plano da Operação Cacimbo, quando se processava o chek-in de passageiros do Voo ET-850, ao serviço da Companhia Aérea Ethiopian Airlines, que seguiu para Addis Abeba.
Na mesma nota, o SIC diz ter apurado, em sede da Investigação que estes cidadãos não realizaram nenhum teste, limitando-se em pagar a um indivíduo por aqueles desconhecidos o valor monetário de 65.000.00 kzs ( Sessenta e Cinco Mil Kwanzas), por cada para a obtenção dos dois comprovativos de testes falsificados.
Diante dos factos, assegura o SIC, os implicados receberam voz de detenção e serão presentes ao Digno Magistrado do Ministério Público para o primeiro interrogatório.
Todavia, o SIC reitera o seu apelo, aos cidadãos para que cumpram com os protocolos estabelecidos para viagens internacionais, realizando os testes nos locais autorizados para o efeito.