O Presidente do Grupo Parlamentar do MPLA, Virgílio de Fontes Pereira, anunciou, nesta sexta-feira, que a Assembleia Nacional vai debater, em breve, o tema Transparência Eleitoral, com vista a promover um processo credível, transparente, universal e participado.
De acordo com o político, que falava à imprensa no término da Conferência dos Presidentes dos Grupos Parlamentares, o debate, sob proposta do seu partido, permitirá uma abordagem sobre o processo eleitoral, potenciando as intervenções dos autores com responsabilidades no mesmo, bem como os procedimentos estabelecidos na Lei.
De acordo com Virgílio de Fontes Pereira, o MPLA quer um debate estruturante, sério e responsável sobre as eleições, sem criar qualquer nervosismo na oposição e em alguns sectores da sociedade civil que continuam baseados na narrativa da fraude eleitoral.
“A garantia de um processo eleitoral transparente tem que ser assegurada por todos, pois é uma condição de credibilidade do nosso país, por isso somos os principais interessados em que o processo eleitoral decorra de forma transparente”, explicou.
Afirmou que se pretende, de modo inclusivo, abordar o problema da transparência para sossegar as populações, num momento em que há alguma crispação política.
Disse que, por essas e outras razões, “o MPLA avançou com essa proposta, sublinhado que houve acolhimento dos outros grupos parlamentares”.
No entanto, repudiou a tentativa de alguns partidos de tentar introduzir outros aspectos na abordagem do referido tema, sem qualquer ligação formal com aquilo que foi proposto pelo partido no poder.
Apelou para que o debate seja democrático, pacífico, urbano, sério, realista e patriótico.
O debate sobre a transparência eleitoral acontece momentos antes da realização da quarta Reunião Plenária Ordinária da IV Sessão Legislativa, a decorrer a 21 de Abril.