Angola: Ministério da Administração do Território (MAT) descarta “nova prorrogação” do prazo do Registo Eleitoral Oficioso

O Ministério da Administração do Território (MAT) descartou a possibilidade de haver uma segunda prorrogação do prazo do Registo Eleitoral Oficioso, no quadro das eleições gerais, a decorrerem em Angola, no próximo mês de Agosto.

Segundo o director nacional do Registo Eleitoral Oficioso, Fernando Paixão, não haverá mais prorrogação do prazo do registo eleitoral, tendo adiantado que os Balcões Único de Atendimento ao Público (BUAP) vão, nos próximos dias, realizar serviços internos.

“Os BUAP estarão abertos para fazer algumas correcções, operacionalizar o sistema da gestão da base de dados dos eleitores que precisarão de informação sobre os locais onde vão exercer o direito de voto”, informou o responsável, em declarações à imprensa.

Entre os trabalhos internos, Fernando Paixão destacou, também, o inventário dos equipamentos que estiveram a servir o processo em termos de registos no terreno.

Quanto ao balanço sobre o Registo Eleitoral Oficioso, o responsável afirmou ser prematuro fazê-lo já, visto que ainda estão a chegar à base dados que deverão ser tratados e compilados.

O Registo Eleitoral Oficioso teve início a 23 de Setembro do ano transacto, em todo território nacional, e visou recensear os cidadãos com capacidade eleitoral activa.

Na primeira fase, que terminou em Dezembro, foi feita a actualização da base de potenciais eleitores só no país, e na segunda, que teve lugar de Janeiro a Março, decorreu dentro das fronteiras nacionais e na diáspora.

No país a actualização dos dados eleitorais ocorreu em 596 Balcões Único de Atendimento ao Público (BUAP) e no estrangeiro nas representações diplomáticas e consulares da República de Angola.

O processo de Registo Eleitoral Oficioso foi avaliado em 120 mil milhões de kwanzas.

A 31 de Março último, o Presidente angolano, João Lourenço, decretou a prorrogação do período do registo eleitoral por mais sete dias, prazo que encerrou quinta-feira (7).

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments