O Político Adriano Abel Sapinãla foi, neste sábado, 13, confirmado à frente dos destinos da UNITA na maior praça política do país, Luanda, em substituição de Nelito Ekukui, que, no mês passado, assumiu a liderança do braço juvenil da segunda maior força do espectro político-partidário angolano, a Juventude Unida e Revolucionária de Angola (JURA).
O nome de Adriano Sapiñala, de 45 anos, há muito que vinha sendo ventilado como o ‘substituto natural’ de Nelito Ekukui em Luanda, mal se tornou público a intenção deste último concorrer ao cargo de líder da JURA.
Até ontem, momentos antes de ser anunciado como novo secretário provincial da UNITA em Luanda, Adriano Sapiñala era o ‘homem forte’ do Galo Negro em Benguela, cargo para o qual foi nomeado em 2021.
Luanda é assim a terceira praça política do país que Adriano Sapiñala lidera em pouco menos de oito anos, tendo começado a sua jornada no Kuando Kubango, onde ocupou o mesmo cargo.
Adriano Sapiñala, que será coadjuvado em Luanda por Osvaldo Júlio, foi substituído em Benguela por Avelino Canjamba José, que era o seu secretário provincial adjunto, cargo que passa agora a ser assumido por Juca Manjenje.
Na mesma ocasião, “tomaram também posse João Kanda Bernardo, que assumiu o cargo de Secretário da Presidência para as Organizações Multilaterais e Políticas de Paz e Segurança; Lucas Kanotula, que foi nomeado director adjunto do Gabinete do presidente da UNITA, e Jeremias Kaunda Abílio, que assume a psta de inspector-geral adjunto”.
Adriano Sapinãla nasceu a 26 de Setembro de 1977, na província do Bié. É deputado à Assembleia Nacional e filho do historiador José Samuel Chiwale (co-fundador da UNITA) e de Helena Bonguela Abel, deputada e presidente da LIMA, organização feminina do partido e vice-presidente das mulheres parlamentares.