Rússia acusa Estados Unidos da América (EUA) de subornar “Tribunal Penal Internacional (TPI)” para ordenar prisão de Putin

O Vice-Presidente do Conselho de Segurança da Rússia, Dmitri Medvedev, acusou hoje os Estados Unidos de subornarem o Tribunal Penal Internacional (TPI) para ordenar a prisão do presidente russo, Vladimir Putin.

“Lembro que este ano o orçamento daquele tribunal especial aumentou em 24 milhões de euros. Pode ser interpretado como quiser, mas em essência parece um suborno das autoridades dos EUA”, disse Dmitri Medvedev num discurso no Fórum Jurídico Internacional de São Petersburgo.

O ex-presidente russo enfatizou que esse suborno visaria promover “casos anti-russos ligados ao conflito na Ucrânia”.

O mandado de prisão “é, claro, demonstrativo e absurdo, até doloroso. Mas, infelizmente, tem certas consequências”, disse.

Dmitri Medvedev enfatizou que o sistema jurídico internacional começou a ruir com a criação, em 1993, do tribunal penal internacional para a ex-Jugoslávia em Haia.

“Precisamente a partir desse período, a fé na justiça internacional foi seriamente abalada e começou a morrer”, defendeu.

Dmitri Medvedev denunciou que as instituições internacionais têm sido substituídas por organismos que cumprem a vontade de vários países, aludindo aos EUA, não fazendo sentido à Rússia continuar a pertencer a essas organizações.

“Se as convenções internacionais não forem aplicadas e as decisões dos tribunais reconhecidas pelos países não forem cumpridas, então a artilharia funciona e até os mísseis hipersónicos voam”, afirmou.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments