O Carro de um deputado angolano da UNITA foi atingido a tiro na segunda-feira, em Malanje, mas a Polícia Nacional (PN) afastou a tese de atentado, afirmando que os disparos visavam um comerciante.
A denúncia de um alegado “atentado a tiro” contra Carlos Xavier Lucas, eleito pelo círculo provincial de Malanje, foi feita pelo colega de bancada Sampaio Mucanda, na rede social Facebook.
Segundo Sampaio Mucanda a viatura onde circulava o deputado foi atingida a tiro por um motociclista, por volta das 14:15.
O deputado “estava acompanhado pelo seu escolta”, descreve Sampaio Mucanda, acrescentando que Xavier Lucas não ficou ferido, tendo-se deslocado ao Hospital Provincial de Malanje para observação, na sequência do trauma.
Segundo a delegação da Polícia Nacional em Malanje “os disparos que atingiram o veículo em que se fazia transportar o deputado a Assembleia Nacional visavam um comerciante que se encontrava no local e não o deputado”.
O dado foi avançado numa conferência de imprensa que está a decorrer e divulgado na página de Facebook do Ministério do Interior.
Numa nota hoje enviada à imprensa, a Assembleia Nacional diz ter tomado conhecimento da situação “com muita preocupação” e lamentou o sucedido, aguardando “informações detalhadas dos órgãos competentes”.