A Presidente da Assembleia Nacional de Angola (ANA), Carolina Cerqueira, destaca “Parlamentarismo” na democracia

A Presidente da Assembleia Nacional de Angola (ANA), Carolina Cerqueira, destacou, esta  sexta-feira, em Lisboa, o papel do parlamentarismo na democracia, como voz dos eleitores, da diversidade, do diálogo e da concertação.

Carolina Cerqueira, que fez essa afirmação na sessão comemorativa do Dia Internacional do Parlamentarismo, que decorreu na sede do Parlamento português, frisou serem vozes da representatividade política na diversidade, no debate político gerador de perspectivas de novas ideias, de melhores abordagens, do diálogo e da concertação, concorrendo todos estes ingredientes para a solidez da democracia parlamentar.

“É um barulho, por vezes, ensurdecedor, mas sempre necessário, para que tudo mude em melhor direcção, sobretudo a vida das pessoas, o processo de desenvolvimento das sociedades e dos países”, reforçou a líder do parlamento angolano.

Conforme Carolina Cerqueira, urge a necessidade de todos trabalharem  na sua tradução, para que se tenha uma versão entendível, que deve ser ao mesmo tempo fiel, mas fluida, integrada, mais formal, genuína, publicável e, sobretudo, escrutinável.

Por outro lado, a Presidente do parlamento angolano considera injusto não assinalar a evolução da forma de Governo que pensa nas pessoas, mulheres e homens dedicadas a manter a democracia viva, com actos e palavras proferidas em plenário, ouvindo-as, debatendo-as e imortalizando-as em idéias e posteriormente em acções relevantes.

“A igualdade do género materializa-se com desenvolvimento económico e social, a par de uma nova cultura de pleno respeito pela pessoa humana e pela sua plena realização pessoal e profissional”, referiu.

Carolina Cerqueira aproveitou a ocasião para reforçar o convite  para a presença dos parlamentares, em Outubro, em Luanda, na 147ª Assembleia da União Parlamentar Mundial.

A presença de convidados nesse evento, precisou, servirá para  aprofundar o debate político sobre os progressos e principais dificuldades do parlamentarismo contemporâneo e seus inúmeros desafios, em particular, a promoção e preservação da paz e do seu impacto na vida das populações de todo o mundo.

Nesta sessão solene, “discursaram ainda os presidentes dos parlamentos do Brasil, Chile, do Uruguai e do Zimbabwe. Igualmente, tiveram  intervenções Edite Estrela, na qualidade de vice-presidente do parlamento português e Duarte Pacheco, na qualidade de presidente da União Interparlamentar.

No âmbito da sua presença em Portugal, Carolina Cerqueira participou, durante dois dias, em várias actividades inseridas no programa das comemorações do Dia Internacional do Parlamentarismo.

Participaram no encontro, a embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária de Angola em Portugal, Maria de Jesus Ferreira, e um grupo de deputados de partidos com assento no Parlamento angolano.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments