África: Democracia na África Subsaariana “deteriorou-se em 2020”

1
255
A democracia na África Subsaariana deteriorou-se em 2020, com Cabo Verde a ser o único lusófono a ser considerado uma democracia imperfeita, enquanto Angola, Moçambique e Guiné-Bissau foram classificados como regimes autoritários.

A classificação é do Índice da Democracia 2020, divulgado nesta quarta-feira, 3, pela The Economist Intelligence Unit.

Numa análise a esta classificação, o antigo provedor de justiça afirma que essa posição não lhe espanta, por entender que nos últimos anos a democracia do arquipélago conheceu alguma quebra, que exige mudança do ponto de vista cultural.

António Espírito Santos diz que não subscreve a tesede Cabo Verde é uma democracia exemplar,porque consideraquehá muitos perigos, que não quis especificar, que dificultam o exercício perfeitodo sistema democrático.

“Não houve nas últimas décadas um esforço voluntarista de aumentar a cultura democrática…. digamos o elogio e a boapostura no princípio do contraditório e atitudes pedagógicas”, diz o antigo provedor de justiça.

O também ex-presidente da Assembleia Nacional considera necessária a criação de Instituições viradas para o conhecimento do país a partir de um processo democrático, que privilegia o ” rigorcientífico”e não o debitar de “cartilhas partidárias”.

Já o jornalista Daniel Almeida afirma que a democracia cabo-verdiana tem feito o seu percurso de forma positiva, apesar de persistirem ainda dificuldades e desafios a ultrapassar.

Entende que a falta de premiação da meritocracia e alguns clientelismos constituem algumas barreiras a ultrapassar, mas que não tiram o mérito da caminhada feita nos últimos trinta anos do regime democrático.

“Os principais partidos colocam nos seus programas de governação propostas parabanir o partidarismo na ascensão ao aparelho de estado, situação que não temacontecido infelizmente tal como se verifica noutras paragens”, diz Almeida.

 

1 COMMENT

  1. Your website came up in my research and I’m taken by what you have written on this topic. I am presently extending my enquiry and thus cannot contribute further, nonetheless, I’ve bookmarked your online world post and will be returning to keep up with any next updates. Just Now love it and gives thanks for tolerating my remark.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here