Angola vai acolher a cimeira de chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico ((OEACP) em dezembro de 2022, assumindo a sua presidência, informou hoje o secretário-geral do grupo
O anúncio foi feito no final da reunião que o angolano Georges Chikoti manteve hoje, em Luanda, com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António.
Segundo o secretário-geral da organização, em funções desde março de 2020, o encontro serviu para tratar das questões da preparação da cimeira, agendada para de 06 a 09 de dezembro de 2022.
“Estivemos a trocar impressões sobre as modalidades de preparação, [nomeadamente] as modalidades técnicas de como é que vamos preparar esta cimeira, e estamos neste momento todos engajados para preparar esta cimeira que ocorre em 2022”, referiu.
Georges Chikoti, que já foi chefe da diplomacia angolana, disse que na cimeira Angola vai assumir a presidência da OEACP.
“Cimeira durante a qual Angola terá a ocasião de ser o presidente da organização, dirigir a organização, então, estivemos a olhar para todas estas modalidades técnicas de como é que vamos preparar esta cimeira”, reiterou.
O secretário-geral da OEACP, organização composta por 79 Estados-membros, criada pelo Acordo de Georgetown, em 1975, destacou o apoio que o Governo de Angola lhe tem prestado no exercício das suas funções, que vai ocupar até 2025.
A OEACP foi criada para olhar para o desenvolvimento sustentável e reduzir a pobreza nos seus Estados-membros, bem como para a sua maior integração na economia mundial.