África do Sul: Angola acolhe cimeira e assume “presidência de países da África, Caraíbas e Pacífico” em 2022

Angola vai acolher a cimeira de chefes de Estado e de Governo da Organização dos Estados de África, Caraíbas e Pacífico ((OEACP) em dezembro de 2022, assumindo a sua presidência, informou hoje o secretário-geral do grupo

O anúncio foi feito no final da reunião que o angolano Georges Chikoti manteve hoje, em Luanda, com o ministro das Relações Exteriores de Angola, Téte António.

Segundo o secretário-geral da organização, em funções desde março de 2020, o encontro serviu para tratar das questões da preparação da cimeira, agendada para de 06 a 09 de dezembro de 2022.

“Estivemos a trocar impressões sobre as modalidades de preparação, [nomeadamente] as modalidades técnicas de como é que vamos preparar esta cimeira, e estamos neste momento todos engajados para preparar esta cimeira que ocorre em 2022”, referiu.

Georges Chikoti, que já foi chefe da diplomacia angolana, disse que na cimeira Angola vai assumir a presidência da OEACP.

“Cimeira durante a qual Angola terá a ocasião de ser o presidente da organização, dirigir a organização, então, estivemos a olhar para todas estas modalidades técnicas de como é que vamos preparar esta cimeira”, reiterou.

O secretário-geral da OEACP, organização composta por 79 Estados-membros, criada pelo Acordo de Georgetown, em 1975, destacou o apoio que o Governo de Angola lhe tem prestado no exercício das suas funções, que vai ocupar até 2025.

A OEACP foi criada para olhar para o desenvolvimento sustentável e reduzir a pobreza nos seus Estados-membros, bem como para a sua maior integração na economia mundial.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments