África do sul: Angolanos já podem tratar bilhete de identidade e registo criminal

Pretória – Foi inaugurado hoje na cidade de Joanesburgo, um Posto de Emissão de Bilhete de Identidade e Registo Criminal para cidadãos angolanos residentes na África do Sul.

O Posto que funciona nas instalações do Consulado-geral de Angola em Joanesburgo, foi inaugurado pela Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária na África do Sul, SE. Filomena Delgado.

O Posto poderá atender mais de 200 solicitações de BI por semana e vários pedidos de Registo Criminal da comunidade angolana.

O primeiro cidadão a receber da embaixadora Filomena Delgado, o primeiro BI do Posto de Emissão de Joanesburgo, foi João Paulo de 10 anos de idade.

A Cônsul-geral de Angola em Joanesburgo, SE. Irene Brígida dos Santos, considerou a abertura deste Posto como um acto de reposição da dignidade dos angolanos na diáspora sul-africana que responde à uma orientação do Executivo liderado pelo Presidente João Lourenço.

Para a embaixadora de Angola na África do Sul, Filomena Delgado, o Posto de Recolha de Dados e Emissão do BI e Registo Criminal em Joanesburgo, vai também apoiar os angolanos residentes em países vizinhos como Moçambique, Botswana, Zimbabwe, Lesotho e Essuatíni.

“O Bilhete de Identidade é a porta para a cidadania e para a respeitabilidade do nacional”, considerou SE. Filomena Delgado durante a cerimónia em que participaram diplomatas, quadros dos ministérios da Justiça e dos Direitos Humanos, das relações exteriores e representantes das comunidades angolanas residentes em várias cidades sul-africanas.

Na próxima semana, será inaugurado um Posto idêntico no Consulado-geral de Angola na cidade de Cape Town para atender os cidadãos residentes na costa ocidental da África do Sul.

Com a abertura destes dois postos, termina assim, o martírio de milhares de angolanos indocumentados e outros que se sentiam na obrigação de se deslocar à Angola para tratar ou actualizar o Bilhete de Identidade.

 Embaixada

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments