África: Ministros do Interior de Angola e Namíbia analisam “imigração ilegal e tráfico de drogas”

Peritos dos Ministérios do Interior de Angola e da Namíbia encontram-se no Lubango, capital da província angolana da Huíla, para, a partir desta quarta-feira, 21, e durante dois dias, avaliar a cooperação nos sectores da ordem e segurança comum. Reunião acontece no Lubango a pedido do Governo namibiano

Os dois países partilham uma extensa fronteira e a também designada 22ª reunião da Comissão Mista vai abordar outros temas de interesse comum como a imigração ilegal e o tráfico de drogas.

Nos últimos meses, têm havido relatos da migração de muitos angolanos em direcção à Namíbia à procura de emprego e alimentos devido à crise económica em Angola.

A reunião de peritos das polícias dos dois países antecede o encontro dos departamentos ministeriais do Interior que acontece na sexta-feira 23, do qual se espera a assinatura de vários instrumentos jurídicos nos domínios da segurança interna entre os titulares das pastas de ambos os países.

O porta-voz da Comissão Mista Angola/Namíbia, comissário, Rui Cardoso, disse esperar que as autoridades da Namíbia exponham as suas preocupações.

“Da parte de Angola normalmente são questões relacionadas com a imigração legal, o contrabando de mercadorias e a questão do roubo de gado”, afirmou Cardoso, acrescentando que, à excepção de namibianos, “temos alguns casos muito poucos de zambianos, malianos e da RDC”.

A delegação angolana será presidida pelo ministro do Interior, Eugénio Laborinho.

A reunião foi solicitada pela Namília.

O anterior encontro teve lugar igualmente na cidade do Lubango em 2018.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments