África: Morreu antigo presidente do Mali “afastado em golpe” de estado de 2020

1
314
Morreu o antigo presidente do Mali Ibrahim Boubacar Keita, derrubado do poder num golpe militar em 2020 depois de sete turubulentos anos no poder, disseram entidades oficiais.

Conhecido pelas suas iniciais IBK, Keita governou entre Setembro de 2013 e Agosto de 2020 num periodo em que rebeldes islâmicos se apoderaram de largas zonas do país o que fez caír a sua popularidade.

Tropas francesas foram enviadas em 2013 para o Mali para impedir os rebeldes de tomarem o poder.

Rumores de corrupção, “eleições legislativas duvidosas e problemas económicos alimentaram também o descontentamento popular causando manifestações nas ruas da capital em 2020 exigindo a sua demissão”.

Keita foi eventualmente afastado do poder num golpe de estado dos mililtares que ainda governam o país apesar de condenações e sanções internacionais.

Desconhece se a casua da morte mas Keita viajava frequentemente ao estrangeiro para cuidados médicos.

“Depois do golpe de estado foi colocado em prisão domiciliária mas as restrições foram levantadas o ano passado após pressões da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO)”.

Um antigo conselheiro disse que o antigo presidente morreu em sua casa em Bamako.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
trackback

[…] Presidente angolano, João Lourenço, lamentou, este domingo, a morte do antigo Chefe de Estado do Mali, Ibrahim Boubakar Keita, e endereçou à família enlutada “profundos sentimentos de […]