África: Tribunal sul-africano decide terça-feira “sentença do Ex-presidente” Jacob Zuma

O mais alto tribunal da África do Sul deverá decidir terça-feira, 29, uma possível sentença de prisão para o ex-presidente Jacob Zuma, que é acusado de desrespeito pelo tribunal.

“A sentença será proferida terça-feira, 29 de Junho de 2021”, anunciou hoje, através de uma declaração, o Tribunal Constitucional.

Desde a criação, em 2018, da comissão encarregada de investigar a corrupção generalizada, durante os seus nove anos no poder, Jacob Zuma, implicado por cerca de 40 testemunhos, multiplicou manobras para evitar ter de se explicar, acumulando recursos ou afirmando o seu direito ao silêncio.

Após uma enésima convocação para comparecer no final de Fevereiro, a comissão exigiu uma pena de dois anos de prisão contra o antigo chefe de Estado.

O ex-presidente ignorou, não só a comissão, mas também uma decisão judicial de Janeiro que o obrigava a comparecer e o privava do direito de permanecer em silêncio.

Numa audiência virtual em Março, o advogado da comissão, Tembeka Ngcukaitobi, disse que a questão já não era se o ex-presidente deveria ir para a prisão, mas “quanto tempo deveria lá ficar”. O estatuto de Zuma como ex-presidente “não o protege da lei”, disse.

Algumas semanas mais tarde, num pedido bastante invulgar, a magistratura da África do Sul pediu ao antigo presidente para determinar por si próprio “a punição apropriada”, antes da audiência de terça-feira.

Jacob Zuma, 79 anos, só testemunhou uma vez perante a comissão anticorrupção, em Julho de 2019. Bateu rapidamente com a porta, ofendendo-se ao ser tratado como “um acusado”.

Envolvido em escândalos, tinha sido forçado a demitir-se em 2018. Foi substituído pelo actual Presidente, Cyril Ramaphosa, que fez da luta contra a corrupção um cavalo de batalha, mas foi ele próprio chamado a testemunhar perante a comissão.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments