Alexandre Barroso: Angola encaixou “7,2 mil milhões de dólares” com exportação de petróleo no terceiro trimestre

Angola encaixou 7,2 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros) com a exportação de 98,6 milhões de barris de petróleo bruto, no terceiro trimestre de 2021, representando um aumento de 0,58% face ao trimestre anterior

As realizações do setor petrolífero ao longo dos meses de julho, agosto e setembro de 2021 foram apresentadas hoje pelo secretário de Estado para os Petróleos e Gás de Angola, Alexandre Barroso.

Segundo o governante, o volume exportado no período corresponde a aproximadamente 1,7 milhões de barris/dia avaliados ao preço médio ponderado de 73,2 dólares/barril.

A quantidade de petróleo bruto exportada no terceiro trimestre deste ano “representa um aumento de aproximadamente 0,58% face ao trimestre anterior e uma diminuição de 10,38% comparativamente ao período homólogo de 2020”.

A quota-parte da ANPG – Agência Nacional de Petróleo, Gás e Biocombustíveis angolana do volume total exportado é de 25,30% e 19,19% corresponde à petrolífera estatal Sonangol.

No período em análise o preço do ‘brent’ datado no mercado internacional variou entre 66 e 79 dólares por barril e foi “influenciado principalmente pela recuperação da procura nos mercados dos Estados Unidos da América, Europa e Ásia, mas também pelo impacto positivo” que tem tido “a ação de vacinação contra a covid-19”, referiu Alexandre Barroso.

Em relação aos destinos do petróleo angolano, “o maior volume foi exportado para a China com cerca de 69,2% seguindo-se a Índia e África do Sul com aproximadamente 6,8% e 3,9%, respetivamente”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments