Angola: Académico defende “ensinamentos” de Agostinho Neto nos currículos escolares

Os ensinamentos, as obras, a história e os exemplos do primeiro Presidente da República, Agostinho Neto, devem fazer parte dos currículos das escolas de base e superior, para a promoção do patriotismo e bem-estar das comunidades.

A ideia foi defendida hoje, no Lubango, pelo historiador, Belchior Ngando Kalueyo, numa palestra sobre a “Vida e obra do Herói Nacional”, promovida pelo governo da Huíla e Mediateca do Lubango, no âmbito da jornada comemorativa ao Dia do Herói Nacional, a assinalar-se a 17 de Setembro, que decorre sob o lema “Reviver Neto”.

Belchior Ngando Kalueyo disse que, passados 42 anos desde a sua morte, é importante que a dimensão humanista granjeada por Neto, que é referência em vários países de  África e não só, seja levada às escolas e passada às crianças e jovens.

Para ele, as teses de Agostinho Neto continuam actuais e ainda servem para dar um novo rumo ao país, para além de ajudar a educar a actual geração com base em princípios de patrióticos, como outrora.

O programa de actividades reserva ainda a realização de um café de ideias sobre Agostinho Neto, uma exposição fotográfica, homenagem a antigos jornalistas da  província da Huíla  e um workshop sobre profissões emergentes e Networks.

António Agostinho Neto nasceu a 17 de Setembro de 1922, em Caxicane (Icolo e Bengo), e faleceu a 10 de Setembro de 1979.

Como primeiro Presidente de Angola proclamou a Independência do país do então jugo colonial português, a 11 de Novembro de 1975.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments