Angola: Assassinato de adolescente “a tiro” pela polícia provoca destruição da sede do MPLA

Um adolescente de 14 anos de idade foi, na noite de domingo, morto a tiro no município do Nzeto, província do Zaire, por um suposto agente da Polícia Nacional.

De acordo com o comandante municipal da Polícia Nacional no Nzeto, intendente Bruno Artur, o incidente aconteceu após um desentendimento entre efectivos da corporação em serviço e um grupo de jovens que se encontrava numa roulotte, no bairro Kissamba, periferia da vila.

“Depois da polícia tentar persuadir os jovens no local, estes insurgiram-se contra as forças da ordem em serviço, arremessando instrumentos contundentes que provocaram danos materiais à viatura da polícia”, descreveu a fonte.

Na tentativa de impedir o avanço dos jovens em direcção ao cordão defensivo das forças, disse, foram feitos alguns disparados pela equipa em serviço, que viriam a resultar na morte de um adolescente de 14 anos de idade.

O comandante lamentou o sucedido e disse que os acusados já foram presentes ao Ministro Público para o devido tratamento.

Após o sucedido, um número considerável de jovens munidos de objectos contundentes saiu à rua, vandalizando alguns empreendimentos sociais, incluindo a sede do comité município do MPLA na vila do Nzeto.

De acordo com o primeiro secretário municipal do partido na região, Casimiro Ricardo, foram vandalizadas portas e janelas da sede do comité municipal.

“Acho que foi uma acção premeditada dos jovens, pois não havia motivos para assim agirem. Nós estamos a espera que as forças da ordem e segurança tomem as providências necessárias para nos esclarecer a situação”, referiu.

Situada a cerca de 230 quilómetros da cidade de Mbanza Kongo, a vila do Nzeto tem uma população estimada em mais de 29 mil habitantes.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments