Angola: Banco Central (BNA) e Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) assinam memorando para reforço da “inclusão financeira”

O Banco Nacional de Angola (BNA) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola assinaram hoje um memorando para o reforço da cooperação no domínio do aprofundamento das políticas de educação e inclusão financeira.

O memorando de entendimento, com duração de dois anos, foi rubricado pelo governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, e pelo representante residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em Angola, Edo Stork.

Além do reforço da troca de experiências no domínio da inclusão financeira, sobretudo para a população mais vulnerável de Angola, as partes acordaram também em promover fóruns sobre inclusão financeira com trabalhadores informais e empresários.

Segundo um comunicado do Banco Nacional de Angola (BNA), as partes, no quadro da plataforma de cooperação sul-sul, acordam igualmente em identificar as melhores ferramentas para aprofundar o acesso ao sistema financeiro, promoção de ações que estimulem o desenvolvimento de novos meios de pagamentos digitais e outros.

O instrumento de cooperação prevê ainda apoio técnico para a elaboração do plano ou programa de educação financeira a nível nacional, ações de inclusão financeira que promovam a igualdade de género e empoderamento feminino.

A implementação de programas de iniciativas na área de tecnologia financeira para o desenvolvimento do ecossistema de Fintechs em Angola, no âmbito do Laboratório de Inovação do Sistema de Pagamentos, consta ainda do protocolo.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments