Angola: Banco Nacional (BNA) orienta “bancos comerciais” a carregar ATM regularmente

O Banco Nacional de Angola (BNA) orienta os bancos comerciais a manter os Terminais de Pagamento Electrónicos (na sigla inglesa ATM) com dinheiro, de forma regular, até 95% da sua capacidade instalada.

Nos últimos dias, na província de Luanda, tem sido comum verificar-se enchentes à volta dos ATM e uma procura frenética por estas caixas automáticas, com valores monetários, especialmente no final do mês (épocas de pagamento de salários da função pública) e nos finais de semana.

Segundo o BNA , “os bancos comerciais têm uma moratória de até o dia 15 deste mês para por em prática a referida orientação, sendo que os mesmos devem assegurar a referida disponibilidade monetária, durante as horas normais de expediente, no período de 25 de cada mês até ao dia 05 do mês seguinte, inclusive, aos sábados até ao meio dia”.

Conforme uma directiva do BNA, a que Angop teve acesso, a medida visa prevenir que tais situações anómalas aconteçam, tendo em atenção a protecção dos consumidores de produtos e serviços financeiros, bem como proporcionar aos seus clientes, um serviço de qualidade, assente nas melhores práticas bancárias e financeiras.

“ O horário de abertura das agências bancárias deve ser alargado, ao período de maior movimento, incluindo aos sábados, sempre que se mostrar necessário, em particular, nos períodos de pagamento de salários da função pública, de forma a proporcionar aos clientes um serviço de qualidade”, assevera-se na nota.

Acrescenta o informe que os bancos comerciais devem ainda publicar, no seu sítio de internet e nas referidas agências bancárias, de forma bem visível, os balcões e o horário de atendimento para que os clientes estejam melhor informados.

Os bancos comerciais, segundo o documento, devem informar ao Banco Nacional de Angola os horários alargados, pois, o incumprimento e o dever de proporcionar ao cliente um serviço de qualidade é punível nos termos da Lei n.º 14/21, de 19 de Maio – Lei do Regime Geral das Instituições Financeiras.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments