Angola: Banco Nacional de Angola (BNA) “enaltece” empenho dos bancários em tempo de pandemia

A administradora do Banco Nacional de Angola (BNA), Beatriz dos Santos, destacou, este sábado, o empenho demonstrado pelos trabalhadores das instituições financeiras no atendimento dos clientes, sobretudo, no actual contexto da pandemia da Covid-19.

A gestora fez esta exaltação enquanto abordava o tema “Perspectiva Histórica, Presente e o Futuro da Banca Angolana”, na cerimónia de celebração do quadragésimo sexto aniversário do Dia do Trabalhador Bancário, assinalado neste 14 de Agosto, embora não instituído oficialmente.

Na ocasião, Beatriz dos Santos referiu que se observa uma maior dedicação e capacidade dos trabalhadores em superar os desafios,  reinventando-se para melhor atendimento dos seus clientes  e contribuir para o desenvolvimento do país.

Face ao actual contexto, a responsável lembra que um dos papéis da Banca é assegurar a melhoria das condições dos seus quadros e garantir o atendimento dos clientes com rapidez, comodidade e segurança.

Ainda assim, alerta que o presente é desafiante, apontado a crise sanitária e o seu impacto directo na actividade económica de um país, que gira em torno dos preços das commodities no mercado internacional, e que afecta notoriamente Angola.

Entretanto, diz ser dever da Banca estar continuamente preparada para adaptar-se às constantes mutações do mercado,  apontando o impacto da era digital como muito desafiador para o sector bancário em Angola.

No seu entender, as constantes inovações digitais financeiras e as novas exigências em termos comportamentais, de protecção dos clientes e de aperfeiçoamento do sistema corporativo exigem, dos bancos a contínua aposta na capacitação técnica dos seus trabalhadores, para estarem preparados para as obrigações actuais.

“A Banca tem-se esforçado e se adaptado bem à nova era. Os  desafios dos dispositivos móveis estão patentes e mais actuais,  agindo como facilitadores na interacção entre a Banca e os clientes, que são também factores determinantes para a inclusão financeira na economia”, reconheceu.

Ainda para Beatriz dos Santos, a Banca conseguiu espaço que não conseguiu ocupar na última década, não obstante as dificuldades.

De acordo com essa administradora do BNA, a inovação ocorreu até a nível da redução dos custos operacionais das instituições, com forte impacto no domínio socioambiental, com a desmaterialização do papel.

A adequação do sistema financeiro aos padrões internacionais, através da implementação do novo regime das instituições financeiras, em vigor desde o mês de Maio deste ano, é uma das acções das autoridades para a eficiência dos serviços bancários em Angola.

O sector bancário em Angola conta, actualmente, com mais de 23 mil trabalhadores nas 18 províncias, e faz-se representar por 26 bancos autorizados e várias outras instituições não bancárias, como casas de câmbio, de crédito, entre outras sociedades.

Foi a 14 de Agosto de 1975, que um grupo de bancários  efectivou o controlo do sistema bancário, que permitiu que Angola  independente pudesse ter um sistema  financeiro minimamente funcional, que foi evoluindo até os dias de hoje.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments