Angola: Banco Nacional de Angola (BNA) vai emitir “moeda comemorativa” alusiva aos 20 anos de paz

O Banco Nacional de Angola (BNA) vai emitir uma moeda metálica no valor de 200 kwanzas (0,28 euros) em comemoração ao vigésimo aniversário da paz em Angola, que se celebra em 04 de abril de 2022.

Segundo o relatório de fundamentação da proposta de Lei que autoriza o BNA a emitir e pôr em circulação moeda comemorativa, a que a Lusa teve hoje acesso, a iniciativa visa “contribuir para a unidade e coesão nacional, promovendo a paz e a angolanidade, bem como o valor numismático do kwanza”.

O diploma legal foi aprovado na generalidade e por unanimidade, na segunda-feira, durante a primeira reunião plenária extraordinária da quinta sessão legislativa da quarta legislatura da Assembleia Nacional (parlamento angolano).

A iniciativa do executivo angolano, refere o documento, enquadra-se no âmbito dos custos incorridos pelo BNA no âmbito da sua responsabilidade relativamente à produção de notas e moedas metálicas de curso legal e poder liberatório na República de Angola.

Diâmetro de 28,5 milímetros, 10,5 gramas, unicolor, semi-serrilhada com cor prateada são algumas das características da moeda comemorativa aos 20 anos de paz e reconciliação nacional em Angola.

No anverso da moeda, destaca-se o motivo, representado pelo “abraço fraterno e o sentimento de união nacional entre os angolanos” e a inscrição no topo “PAZ E RECONCILIAÇÃO NACIONAL”.

Destacam-se ainda, entre as características, a inscrição “2002-2022”, que constitui o intervalo entre o ano da assinatura do memorando de entendimento e do acordo que estabeleceu a paz em Angola.

“Um dos objetivos estratégicos do executivo no longo prazo é garantir a unidade e a coesão nacional, promovendo a paz e a angolanidade. É neste âmbito que se insere a presente iniciativa legislativa”, lê-se também no relatório de fundamentação da lei.

A proposta de lei, agora remetida às comissões especializadas do parlamento angolano, tem a sua votação final e global prevista para o dia 17 deste mês.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments