Angola/Cabinda: Petrolífera Chevron doa laboratório a Universidade “11 de Novembro”

A Cabinda Gulf Oil Company (Cabgoc) entregou, esta segunda-feira, em Cabinda, um conjunto de equipamentos de laboratório para investigação científica, educação ambiental e conservação da biodiversidade, a Universidade “11 de Novembro”.

Trata-se de uma doação, no âmbito do projecto de protecção da floresta de Maiombe, denominado UTEEKA, que visa contribuir para a gestão sustentável dos recursos florestais, através da investigação científica alargada, educação ambiental, iniciativas de sensibilização e reflorestação, bem como de promoção da excelência académica nas disciplinas de engenharia florestal.

Orçado em 235 mil dólares, financiados pela operadora Chevron e implementado pela Universidade “11 de Novembro”, em parceria com os institutos de Desenvolvimento Florestal (IDF) e Nacional de Gestão Ambiental, o projecto visa aumentar as capacidades teóricas e praticas de professores e estudantes nos processos de germinação de sementes e promover a preservação do potencial genético de 43 espécies florestais.

O reitor da Universidade “11 de Novembro”, João Fernando Manuel, agradeceu o gesto e destacou as vantagens dos equipamentos, por permitir a ampliação dos conhecimentos, que vão garantir a renovação da floresta do Maiombe.

Por seu turno, o director das Relações Corporativas da Chevron em Cabinda, José Matondo, referiu que a petrolífera está empenhada em ajudar a fornecer aos professores e estudantes, em Cabinda, as tecnologias e outros materiais necessários para proteger a floresta do Maiombe.

O vice-governador de Cabinda para Área Política e Social, Miguel dos Santos Oliveira, pediu a melhor utilização dos equipamentos, tendo em conta os objectivos preconizados para os mesmos.

A Chevron, através da sua subsidiária Cabgoc, explora ramas em duas concessões, sendo a primeira no Bloco-0, na costa de Cabinda, e a segunda no Bloco-14, em águas profundas.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments