Angola: Chuva em Luanda deixa “sete mortos”, as ruas intransitáveis e queda de duas pontes

A chuva que desde há várias horas cai impiedosamente sobre a capital mergulhada em toneladas de lixo que continua por recolher faz adivinhar uma catástrofe.

Sete pessoas morreram, duas pontes desabaram, cabos eléctricos e àrvores cairam, ruas, residências e instituições públicas ficaram inundadas em consequência do temporal que se regista hoje, segunda-feira, em Luanda, desde às 05h00 da manhã.

Segundo dados provisórios avançados à TV Zimbo por Faustino Miguens, porta-voz do Serviço de Proteção Civil e Bombeiros registam-se sete mortos, incluindo uma adolescente de 13 anos e duas crianças de 6 e 7 anos, no município do Cazenga, devido ao desabamento do muro de uma casa.

No município de Luanda, junto ao bairro do porto pesqueiro, um outro muro de uma habitação provocou a morte de duas crianças de 3 anos.

“Mãe e filha, de 38 e 15 anos, morreram eletrocutadas no município do Kilamba Kiaxi, acrescentou Faustino Miguéns, sublinhando a necessidade de aquisição de mais meios para acudir aos problemas na cidade de Luanda”.

De acordo com relato de populares, a ponte das Madres, no bairro da Nova Urbanização, em Cacuaco, e a do Kamorteiro, no Talatona, desabaram impedindo a circulação de viaturas e de pessoas.

No município de Luanda, os bairros Alvalade, Miramar, Marginal, Mutamba, Boavista, Chicala I, zona do Porto Pesqueiro, Ilha Bungo (Ingombota), Kamuxiba, Kinanga, Kim Ribeiro e Zamba 2 (Samba), rua 21 de Janeiro, Prenda, Rocha Pinto, Gamek, Catintom e Huambo ficaram, igualmente, alagados.

As inundações afectaram, também, a zona baixa do Cassequel (Maianga), os bairros Santo Rosa, Madeira, zona dos Bois e Madeira (Sambizanga), no distrito Urbano do Ngola Kiluanje – Pedreira de cima e de baixo.

O Kilamba Kiaxi e o Talatona ficaram com os bairros totalmente alagados, designadamente Havemos de Voltar (Malanjinho), Rastas, Golf I, Lixeira, na sub zona 10 (no limite com o Catintom) e zona da Ponte Molhada, Benfica, Dangereux, Cambamba e Cambamba 2 e Honga.

Os bairros do Distrito sede, Pescadores, Cerâmica, Garcia, Emmanuel, Bate-chapa, entrada da Barra do Bengo, Kicolo, Boa Esperança e a zona agrícola da Funda no municipio de Cacuaco estão também inundados.

O município do Cazenga registou vários estragos causados pela chuva nos bairros da BCA, Tunga Ngó, Asa Branca, Aviários, arredores das Bacias Tio Kimbundo e Tio Mabululo.

O temporal afectou, igualmente, a rotunda da Igreja Catolica, Luanda Sul ,os bairros da Estalagem, Baixa de Kassanje, KM9, KM12A, parte do Porto Seco, Zango 1 junto do centro de distribuição da EPAL, Sanzala, em Viana.

A ANGOP apurou, ainda, que o município de Belas, parte da Avenida Fidel Castro, nas imediações do Estádio 11 de Novembro, assim como o bairro das Salinas, Veados, Mundial e Vila Verde, na zona de Cabolombo tiveram, também, prejuízos causados pela chuva.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments