Angola: Chuvas provaca caos, causam “mortes e destrói” na Ganda na província de Benguela

Pelo menos dois mortos, 43 feridos e centenas de famílias sem abrigo são números provisórios dos estragos causados pelo regresso da chuva ao município da Ganda, na província angolana de Benguela, no último final de semana, soube a Voz da América.

A Administração da Ganda está a recolher elementos, mas dados avançados por um padre e uma associação cívica apontam para cerca de quinhentas casas destruídas numa região com famílias a braços com a fome, justamente por ter faltado chuva nos últimos tempos.

Conforme os relatos obtidos pela VOA, as fortes chuvas destruíram seis escolas e oito igrejas, deixando famílias em desespero e uma Administração Municipal em movimentações para garantir assistência.

O líder da Associação dos Amigos e Naturais da Ganda, Bento Lukunde, que há uns meses lamentava a ausência de chuvas, é agora um homem preocupado com a forte chuvada que atingiu a zona.

Bneto Lukunde disse que a maioria das casas na zona foram afectadas e que oito igrejas e seis escolas foram destruídas e “por isso os alunos estão de férias”.

O soba João Jamba, que promete conversar com as autoridades, lamenta o cenário de destruição num município ainda não refeito da penúria alimentar.

“Muito povo foi ferido, outros estão no hospital”, disse sublinhando “aqui a fome é muita, os da terceira idade e todo povo mesmo passam mal, há mortes”.

A situação exige intervenção do Governo Provincial de Benguela, segundo o alerta do padre católico Tiago Cassoma, que falou de estragos num internato.

“São perto de 500 famílias ao relento. Nós, igreja, temos a cobertura danificada, a parte da residência dos meninos … também a cobertura está mal. A Ganda vive situação de fome extrema, e essa tempestade vem atrás de várias coisas”, disse o prelado.

O administrador municipal, Francisco Prata, promete tornar público os números definitivos, mas assinala que o Governo Provincial tem já todos os elementos.

As crianças, garante o responsável, regressam às aulas na próxima semana, em salas que serão instaladas num recinto desportivo.

Ganda dista a 201 quilómetros da cidade de Benguela.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments