Angola: Cidadãos enfrentaram “enormes filas” para conseguirem dinheiro – EMIS fala em record de transacções

A procura por dinheiro nos terminais de pagamento automáticos, nesta sexta-feira, foi intensa e em alguns pontos a Polícia foi chamada a intervir. Há relatos de cidadãos no interior do país que tiveram de passar a noite de quinta para sexta, perto dos ATMs.

Em vésperas da celebração do natal, vários cidadãos enfrentam “enormes” filas para consultar se seus salários já tivessem “caído” em suas contas e outros para levantar dinheiro nos ATMs.

A Empresa Interbancária de Serviços (EMIS), gestora da rede multicaixa, diz que foram levantados mais de 16 mil milhões de Kwanzas, só nesta sexta-feira, 24 de dezembro.

Numa nota enviada aos órgãos de comunicação social, a empresa realça o facto de os serviços de pagamentos electrónicas como ATMsTPAsMulticaixa Express, terem atingido cifras inéditas, como por exemplo, 5,4 mil milhões de transacções financeiras, com um pico de 200 transacções por segundo.

Nos TPAs, “foram efectuados 1,8 mil milhões de operações de pagamentos, totalizando 26,5 mil milhões de kwanzas. Nos ATMs, segundo a empresa, foram levantados 16,5 mil milhões de kwanzas e o numerário de transferências por ATMs e Multicaixa Express, situa-se na ordem de 414 mil operações, que corresponderam a mais de 43 mil milhões de kwanzas”.

Ainda de acordo com a EMIS, foram registadas 271 mil operações de pagamentos de serviços, totalizando 1,9 mil milhões de kwanzas com predominância para o canal Multicaixa Express.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments