Angola: Comerciantes insistem no “uso de notas” fora de circulação

As notas de kwanza da série 2012 continuam a ser usadas para pagamentos em alguns sectores da província de Luanda, apesar da sua retirada oficial do mercado, no último dia 1 de Janeiro, constatou a ANGOP, esta segunda-feira.

Por decisão do Banco Nacional de Angola (BNA), as respectivas notas deixaram de ser transaccionadas como meio de pagamento em todo o país, passando a ser aceites pelo sistema financeiro angolano apenas para depósitos, até 1 de Julho próximo.

Entretanto, as notas continuam a ser usadas, particularmente, por alguns taxistas e comerciantes, que dizem desconhecer a informação da saída de circulação e dos procedimentos de troca das mesmas junto dos bancos comerciais.

Em declarações à ANGOP, a comerciante Maria Sousa mostrou-se desinformada sobre a não utilização da antiga série do Kwanza como meio de pagamento, tal como o taxista João da Silva que ainda hoje recebeu a antiga nota.

Já o comerciante Jacob Cidebe, de nacionalidade maliana, disse saber que as antigas série deixaram de circular, mas também desconhece onde as mesmas devem ser depositadas ou trocadas.

ANGOP apurou, junto de alguns bancos comerciais de Luanda, que alguns cidadãos estão a fazer depósitos e trocas de notas antigas, mas o fluxo é muito reduzido, evidenciando alguma falta de informação sobre os procedimentos a ter em conta.

Notas do Kwanza, Série 2012

As notas do Kwanza, da Série 2012, deixam de ser transaccionadas como meio de pagamento, a 1 de Janeiro de 2022, mas passam a ser aceites pelo sistema financeiro apenas para depósito, uma circulação que deve ser interrompida a 1 de Julho, altura em que as mesmas serão aceites como moeda de troca pelo Banco Nacional de Angola (BNA).

De acordo com o calendário do banco central, “as notas de 200, 500, mil, dois mil e cinco mil kwanzas, todas da Série de 2012, que circularam em simultâneo com as em vigor (Série 2020), deixam de ser aceites como moeda de transacção corrente até 31 de Dezembro de 2021”.

De 1 de Janeiro a 30 de Junho deste ano, as notas antigas podem ser depositadas nos bancos comerciais, nas contas bancárias, e a partir de 1 de Julho até 31 de Dezembro de 2026 as mesmas apenas poderão ser trocadas no banco central e nas delegações regionais do BNA.

Nesse processo, os bancos comerciais aceitam as notas antigas (Série 2012) como moeda de depósito, mas, em troca, o utente apenas recebe o valor correspondente na Série 2020.

Até Novembro, o Banco Nacional de Angola tinha já reciclado 80 por cento das notas da Série 2012.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments