Angola: Direcção da Endiama diz que aceita “reajuste salarial” exigido por sindicalistas

O Conselho da Administração da Empresa Nacional de Diamantes – Endiama E.P, ciente do bom andamento do processo de implementação das questões acordadas entre a instituição e a Comissão Sindical, referentes a diversos pontos destacados no caderno reivindicativo entregue à sua Administração, no ano de 2018, recebeu com grande surpresa o anúncio de greve feito nos órgãos de comunicação social pela Comissão Sindical, antes da realização de uma assembleia de trabalhadores.

A Direcção da instituição reforça, através deste comunicado, que tem empreendido esforços contínuos para manter um ambiente saudável na instituição, criando políticas em que todos os colaborados se revejam, para o melhor funcionamento da empresa, uma das principais fontes de receitas do Estado.

Ao tomar conhecimento das alegações da Comissão Sindical, que dão conta de uma paralisação laboral devido a questões salariais e de condições de trabalho, esta quinta-feira, o Conselho da Administração faz saber que procedeu com o solicitado reajuste salarial, na qual ambas as partes concordaram que o processo de actualização do mesmo fosse pautado no desempenho de cada colaborador, por concordarem ser mais sério e justo, o que vem sendo cumprido desde o ano de 2018 até ao momento. Ainda sobre a mesma questão, o Conselho da Administração deixa patente que está a cumprir com todas as promessas feitas aos seus colaboradores, tal como já deu nota aos trabalhadores no dia 30 do corrente ano, data em que se concluiu o processo de avaliação de desempenho, à base profissional, outrora acordada entre as partes intervenientes.

Até ao momento, sem encontrar grandes razões para o posicionamento da Comissão Sindical, antes da realização de uma assembleia de trabalhadores, momento que julga, o Conselho, propício para a discussão e concertação de situações que criam descontentamento, a direcção da instituição mostra-se, mais um vez, aberta para um diálogo de concertação com a Comissão Sindical, a fim de ver todas as questões esclarecidas.

Sobre a Endiama E.P: A ENDIAMA – E.P, é uma empresa Pública vocacionada ao exercício da Prospecção, Reconhecimento, Exploração, Lapidação e Comercialização de diamantes, criada a 15 de janeiro de 1981, como concessionária exclusiva dos direitos mineiros no domínio dos diamantes.

A Companhia, é a sucessora da DIAMAMG, uma empresa de capitais mistos que funcionou de 1917 a 1986. A Empresa actua também, em sete áreas distintas: Mineração, Transporte e Logística, Saúde, Segurança, Responsabilidade Social e Desporto.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments