Angola/Eleições: Ex-Presidente de Moçambique recorda “Quénia” e pede aos “partidos políticos” que aceitem resultados

O Ex-presidente de Moçambique Joaquim Chissano, observador convidado nas eleições em Angola, recordou hoje a crise pós-eleitoral no Quénia e pediu aos partidos angolanos que não sigam esse exemplo e aceitem os resultados, após validação pela justiça.

Hoje de manhã, Joaquim Chissano foi recebido pelo presidente da Comissão Nacional Eleitoral (CNE) de Angola e foi feita uma “comparação do que se passou em outros países”.

“Há duas semanas, o ambiente estava calmo quando lá cheguei mas o desfecho das eleições não foi assim tão bonito” e “acabou com a comissão eleitoral dividida”, explicou Joaquim Chissano, numa referência aos confrontos nas ruas entre apoiantes do vice-presidente queniano, William Rutto, e do opositor Raila Odinga, que já anunciou recursos judiciais contra os resultados.

Perante o que se passou, Chissano não quer ver esse cenário em Angola e apela aos partidos angolanos que cumpram as suas próprias promessas de “manter essa unidade angolana, fazer tudo por Angola, para que haja paz, e progresso”.

Por agora, “o ambiente está calmo, mas não vá algum eleitor praticar algumas ações que possam contrariar esta acalmia”, avisou.

“Devemos confiar nos órgãos eleitorais, irmos votar conforme a lei. Se houver quem perde, deve aceitar mesmo que não concorde” e depois “pode recorrer para a justiça”, explicou.

“Mas quando a justiça for feita pelos tribunais tem de aceitar”, recomendou o antigo líder da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), que, tal como o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) em Angola, governa Maputo desde a independência.

Angola vai a votos no dia 24 de agosto para escolher um novo Presidente da República e novos representantes na Assembleia Nacional.

 

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments