Angola em reuniões do Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre “arquitetura financeira global”

Angola participa nas reuniões do Banco Mundial (BM) e Fundo Monetário Internacional (FMI), que decorrem até domingo em Washington, e a sua ministra das Finanças integra o grupo de trabalho de alto nível sobre a arquitetura financeira global, segundo fonte oficial.

De acordo com um comunicado do Ministério das Finanças angolano, a equipa liderada pela ministra das Finanças de Angola, Vera Daves de Sousa, irá manter encontros com o Tesouro norte-americano, Departamento de Tesouro do Banco Mundial, entre outros.

O evento, que começou segunda-feira e decorre até domingo, junta os principais atores da economia e finanças internacionais, que irão “analisar os assuntos atuais e pertinentes”, sendo as primeiras reuniões totalmente presenciais desde a pandemia de covid-19.

A delegação angolana é composta pelo ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, e o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), José de Lima Massano, entre outros.

A comitiva angolana “vai participar em diferentes sessões e reuniões ao mais alto nível, dirigidas aos ministros e governadores dos bancos centrais de todo o mundo, além de audiências e encontros com executivos de bancos internacionais e responsáveis de várias instituições de Bretton Woods e da alta finança internacional para analisar a conjuntura macroeconômica internacional, bem como questões concretas da região africana”, lê-se no comunicado.

Estão igualmente previstos seminários e painéis de discussão de alto nível, como a reunião do Comitê de Desenvolvimento, da Constituencia da ANSA (Angola, Nigéria e África do Sul), junto do Banco Mundial, e da Constituencia 1, junto do FMI.

Na segunda-feira, primeiro dia do evento, a comitiva angolana foi recebida pelo diretor-geral das operações do Banco Mundial, Axel Van Trotsenburg, e manteve uma reunião com a vice-presidente regional para a África Oriental e Austral, Victoria Kwakwa.

A delegação manteve ainda encontros de cortesia com o diretor executivo junto do Banco Africano de Desenvolvimento, João Luís Ngimbi, e com o diretor executivo da ANSA junto do Banco Mundial, Armando Manuel.

Angola é membro do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional desde 1989.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments