Angola: Embaixada americana procura na Huíla “áreas de investimentos” nas energias renováveis

Os Estados Unidos da América estão a estudar a possibilidade do estabelecimento de parcerias e investimentos na província angolana da Huíla. Em ano eleitoral, Washington pode financiar formação de jornalistas.

A representação diplomática de Washington em Angola admite também financiar a formação de jornalistas em ano eleitoral.

Uma missão da embaixada em Luanda manteve recentemente encontros com responsáveis do Governo provincial, instituições públicas e sociedade civil.

O adido do Departamento de Política e Economia da Embaixada dos EUA em Angola, Benjamim Cullets, disse que o seu país está a avaliar as oportunidades de investimentos, nomeadamente nas áreas das energias renováveis e em outros sectores de interesse

“Por causa da pandemia foi um pouco difícil fazer este tipo de visitas nos últimos meses, então é um pouco para restabelecer essas ligações e ver quais são as oportunidades aqui com uma visão de realmente fortalecer o vínculo entre as empresas americanas e angolanas”, disse Cullets.

Angola realiza no próximo ano as suas quartas eleições gerais e o acompanhamento deste processo está igualmente na agenda da administração norte-americana.

A preparação da imprensa para a a cobertura eleitoral não está de fora, segundo a secretária da Secção de Imprensa, Cultura e Educação da embaixada.

“Estamos a pensar em ter formações para os jornalistas em preparação para as eleições no ano que vem”, admitiu Cynthia Day.

O secretário provincial do Sindicato dos Jornalistas Angolanos (SJA), na Huíla, Amílcar Silvério, admitiu que em período de pré-campanha eleitoral é sempre um desafio que se coloca a classe, melhorar o seu desempenho.

“Não é que seja um mau trabalho, muitas das coisas acontecem por existirem algumas debilidades na nossa formação. Então precisamos de apoios no sentido de formar, ensinar e termos um jornalismo virado mais para a cidadania”, afirmou Silvério, depois da conversa com um dos membros da delegação de diplomatas norte-americanos.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments