Angola: “Exoneração de Nelito Ekuikui” mostra um Isaías Samakuva a tentar mudar postura da UNITA – Carlos Alberto

Todos os discursos que apontavam que a UNITA estava unida e que Isaías Samakuva depositava total confiança em Adalberto Costa Junior, na sua forma de ser e de estar, caem por terra com a exoneração de Nelito Da Costa Ekuikui do cargo de secretário provincial da UNITA em Luanda.

É o próprio Nelito Ekuikui que num debate na TV Zimbo afirmou que a UNITA estava unida para voltar a pôr Adalberto Costa Júnior no cargo de presidente, depois da publicação do acórdão 700/2021 do Tribunal Constitucional, que anulava o XIII CONGRESSO ORDINÁRIO DA UNITA, e que não havia nenhum mau clima entre possíveis alas de Samakuva versus ACJ.

Os comunicados da UNITA mostravam exactamente contradição de um “clima sem pressões” e de “união” e nós fizemos questão de dizer que os últimos comunicados da UNITA mostravam um tiro no próprio pé da UNITA – para quem sabe ler sinais de contradição em discursos – exactamente o que acontece com frequência nos comunicados do Bureau Político do MPLA (dizem uma coisa publicamente, mas os comunicados contradizem-se, por não terem uma boa estratégia de comunicação institucional).

O tempo veio provar o que as nossas análises já tinham avançado: a UNITA vive um dos piores momentos na sua história, porque ACJ distorceu a forma de ser e de estar da UNITA depois da morte de Savimbi: alcance do poder a qualquer custo.

Para se tornar presidente da UNITA e sonhar ser Presidente da República de Angola, ACJ foi capaz de vender a alma ao diabo. Aliou-se aos inimigos do “combate à corrupção” para tirar João Lourenço do poder. ACJ foi capaz de se unir à corrupção que a UNITA sempre criticou.

Nelito Ekuikui fez parte da estratégia de ondas de manifestações públicas contra a governação de João Lourenço, com marimbondos a financiar activistas e não só. Nas redes sociais, todos os que apontavam/apontam defeitos a ACJ sofriam/sofrem com ofensas e ameaças de morte, pelo facto de Nelito Ekuikui ter montando uma base de perfis falsos nas redes sociais para combater todos os que não interpretem ACJ como “Deus na Terra”.

Com a exoneração de Nelito Ekuikui, Isaías Samakuva “corta a cabeça” de ACJ em Luanda e os dois poderão perder muito dinheiro que entrava para financiar manifestações públicas contra João Lourenço/Executivo.

Num despacho a que tivemos acesso, Isaías Samakuva nomeou e exonerou ontem, 1 de Novembro, 9 secretários provinciais, mantendo os secretários provinciais nomeados por ACJ, com excepção de Luanda e Lunda-Sul. Samakuva mantém, entretanto, em Benguela, Adriano Abel Sapiñala, filho de José Samuel Chiwale Chiwale, um dos principais generais da UNITA, apoiantes de ACJ.

Nelito Ekuikui é, nesta ronda de movimentações na UNITA, o rosto exonerado mais visível pelo papel que fazia em receber dinheiro “de sangue” de marimbondos para financiar arruaças e distúrbio social (incluindo nas redes sociais), chegando ao ponto de incentivar que se faça um golpe de Estado em Angola, na altura em que ocorreu tal facto na Guiné-Conacry, uma postura que não é partilhada pelo presidente da UNITA Isaías Samakuva, que também deseja que a UNITA seja governo mas com respeito às instituições, contrariando a postura de Adalberto Costa Júnior e Nelito Ekuikui que não olham para meios para atingir seus fins: alcance do poder.

A nossa análise indica que as reais razões da exoneração de Nelito Ekuikui se prendem com essa postura descrita acima. Samakuva deverá pretender, nas nossas contas, mudar a postura da UNITA, resgatando a ideia de diálogo face a ideias diferentes e não um espírito de “mata-mata” para quem tenha uma opinião diferente, para além da necessidade de cumprimento do que dizem os estatutos da UNITA, a Constituição e a lei.

Adalberto Costa Júnior estará a regressar a Luanda na sexta-feira, 5, da Bélgica, onde foi cumprir uma missão alheia à agenda do presidente da UNITA Isaías Samakuva. Nossas fontes dizem que ACJ foi representar a UNITA numa actividade partidária em Bruxelas sem o consentimento do presidente Isaías Samakuva. Não se sabe se Samakuva vai fechar os olhos à insubordinação ou se vai fazer valer o seu cargo de presidente da UNITA, impondo ordem no “galinheiro”.

Com a exoneração de Nelito Ekuikui, as negras ganham uma ligeira vantagem face às brancas, que viam na arruaça e na desordem social uma forma de tirar João Lourenço do poder.

Tudo continua em aberto, pois, se Adalberto Costa Júnior se torna presidente da UNITA no próximo congresso marcado para de 2 a 4 de Dezembro (o que não acreditamos que possa acontecer ainda neste ano pelo clima tenso dentro da UNITA e por falta de condições de todos os níveis para a sua realização), Nelito Ekuikui poderá voltar ao cargo de secretário provincial da UNITA em Luanda e ACJ poderá assim continuar o seu plano de “atacar” João Lourenço por meio de arruaças e desordem social para forçar o alcance do poder fora das urnas.

Carlos Alberto (Jornalista e Director do Portal “A DENÚNCIA”)
+244 923 570 539

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments