Angola: General Geraldo Abreu Kamorteiro pode substituir “Disciplina” no Estado Maior das FAA

O General Geraldo Abreu “KAMORTEIRO” é apresentado como o mais provável substituto do actual CEMGFA, General Egídio Santos  “DISCIPLINA”.

Segundo o África Monitor, o favoritismo que lhe é atribuído é associado a dois factores, em especial, nomeadamente, o  interesse político-eleitoral do próprio regime do MPLA, assim como a nomeação do General Francisco Furtado como novo ministro de Estado e chefe da Casa de Segurança do PR.

De acordo com a fonte, devido à sua condição de oriundo das antigas FALA (braço armado da UNITA) a nomeação de tenderá a constituir uma demonstração de confiança e/ou boa vontade do regime no que toca às suas políticas de reconciliação – um efeito tendente a beneficiá-lo na sua disputa eleitoral com a UNITA.

A boa aceitação de que “Kamorteiro” notoriamente goza nas Forças Armadas, incluindo corpos de oficiais, também permitiria ao regime capitalizar politicamente com a sua nomeação como CEMGFA.

Conforme apurado, o actual CEMGFA já fez saber  numa conversa privada que o motivo da saída, é ter atingido limite de idade para exercício de funções e que o comandante em chefe  tem vindo a retardar o anúncio da decisão, devido ao facto de “Disciplina” se encontrar de luto (falecimento de uma filha).

A fraca preparação militar do CEMGFA (a sua nomeação interrompeu uma linha de provimento do cargo por oficiais qualificados), acrescida de inclinações que lhe são atribuídas, entre as quais a “marginalização” a que vota os oficiais oriundos da UNITA e os mestiços, fez com que a sua nomeação, em 2017, fosse por si própria geradora de sentimentos de mal-estar interno, escreve o África Monitor.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments