Angola: General João Santana “Lungo” apontado como próximo Chefe de Estado Maior General das FAA

O General João António Santana “Lungo”, actual chefe do Estado-Maior General Adjunto das Forças Armadas Angolanas para a Educação Patriótica, é apontado como o próximo Chefe de Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas em substituição de Egídio dos Santos “Disciplina”.

Segundo apurado, é dada como certa em meios militares a substituição próxima de “Disciplina” do cargo de CEMGFA.

A Newsletter África Monitor, revela que o próprio fez saber isso numa conversa privada. O motivo da saída, segundo o CEMGFA, é ter atingido limite de idade para exercício de funções.

De acordo com a fonte, o  substituto deveria ser o General “Kamorteiro”,  vice-CEMGFA, que goza de boa aceitação nas FAA devido ao seu perfil de militar e experiência. É respeitado e tem a vantagem de conhecer os meandros do EMGFA e do meio militar em geral.

Contudo, adianta o AM, o facto de ser oriundo da UNITA, conjugado com o momento político actual, de combate intenso entre regime e a oposição, torna duvidoso o cenário da sua nomeação para CEMGFA. “Kamorteiro” está actualmente a realizar um doutoramento em Évora, Portugal.

Caso se confirme o preterimento de “Kamorteiro”, o General Santana Lungo, adjunto do CEMGFA para a logística, é o mais provável futuro CEMGFA.

João Lourenço tem vindo a retardar o anúncio da decisão, devido ao facto de “Disciplina” se encontrar de luto (falecimento de uma filha).

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments