Angola: Governo da Província de Luanda (GPL) repudia “actos de destruição dos meios” de recolha de lixo

O Governo da Província de Luanda repudiou, nesta quarta-feira, os actos de vandalização e destruição de bens móveis integrados no sistema de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos em alguns municípios.

Uma nota do GPL a que a ANGOP teve acesso hoje (quarta-feira) refere que, nos últimos tempos, a província de Luanda tem observado comportamentos de vandalização e destruição de bens que compreendem o universo de bens móveis integrados no sistema de limpeza púbica e gestão de resíduos sólidos.

De acordo com o documento, os recentes episódios envolveram as empresas Elisal, Chay-Chay e Envirobac, que viram alguns dos seus meios vandalizados e as suas equipas de recolha nocturna, intimidadas por pequenos grupos de pessoas, ao instalarem a insegurança no seio dos trabalhadores.

“As denúncias públicas feitas pelos responsáveis destas empresas, por via das redes sociais e de alguns órgãos de comunicação social, não deixaram o GPL indiferente em relação ao assunto, que considera bastante preocupante”, refere a nota.

O documento do GPL recorda que a destruição e ateamento de fogo aos resíduos depositados, o lançamento de pedras, garrafas com combustível e incêndio de camiões utilizados no sistema de limpeza pública e recolha de resíduos sólidos são actos de vandalismo que para além de constituírem Transgressão Administrativa são actos passíveis de serem inseridos como tipos legais de crime e danos.

O Governo da Província de Luanda exorta aos munícipes a denunciarem a prática de tais actos, e a recorrer à Polícia Nacional, aos Serviços de Investigação Criminal e aos serviços de fiscalização das administrações municipais para efeito de abertura de competentes processos de responsabilidade administrativa, civil e criminal dos seus agentes.

De igual modo, prossegue a nota, o GPL apela aos órgãos competentes da Administração da Justiça na província de Luanda a diligenciar e sancionar, exemplarmente, os agentes e promotores de actos de vandalismo e danificação de património, bem como dos actos que perturbem e põem em perigo a prestação regular dos serviços integrados de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos.

Há uma semana, dois camiões de recolha de resíduos sólidos, da Empresa de Limpeza e Saneamento de Luanda (Elisal) e de outras operadoras, foram atacados de madrugada por populares, no bairro dos Mulenvos, nas imediações do município de Cacuaco.

O ataque ocorreu quando os camiões terminaram o trabalho de recolha de resíduos sólidos e dirigiam-se ao Aterro Sanitário dos Mulenvos.

A situação aconteceu quando os camiões se dirigiam ao Aterro Sanitário para o depósito do lixo e um grupo de jovens barricou a rua, arremessando pedras e garrafas com combustível às viaturas, provocando ferimentos ligeiros aos motoristas e danos materiais aos carros.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments