spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Angola: “Greve dos enfermeiros” de Luanda suspensa depois de acordo com o Governo

Enfermeiros de Luanda retomam esta quarta-feira a atividade laboral, depois de cumprirem dois dias de greve para reivindicar melhores condições sociais e de trabalho, informou o Governo Provincial de Luanda.

Um comunicado do executivo refere que foi realizada na tarde de terça-feira uma assembleia dos membros do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem, na qual participou o Governo Provincial de Luanda, como convidado, acompanhado por representantes do Ministério das Finanças, do Ministério da Saúde e do Ministério da Administração Pública, Emprego e Segurança Social.

Na assembleia foi apresentada informação do ponto de situação do caderno reivindicativo e foram auscultados os representantes dos técnicos de enfermagem, tendo do encontro resultado a suspensão da greve a partir das 07h00 desta quarta-feira.

O comunicado salienta que foram fundamentos da suspensão da greve a necessidade premente de proteger a vida das populações que acorrem às unidades sanitárias em busca de assistência médica, sobretudo neste período da pandemia da covid-19 e de chuvas, altura em que aumentam os casos de malária, doenças diarreicas agudas e outras.

As partes acordaram igualmente a integração de representantes do Sindicato dos Técnicos de Enfermagem de Luanda na Comissão Técnica de Avaliação das Reivindicações dos Profissionais de Saúde.

A greve foi igualmente suspensa depois de ter sido cadastrada a conta bancária do sindicato no Sistema Integrado de Gestão Financeira do Estado (SIGFE), com garantias da possibilidade de se processar os descontos da quota sindical a partir de janeiro de 2022.

Entre as garantias apresentadas estão também esforços para a segurança dos funcionários e de melhoria no fornecimento de medicamentos às unidades sanitárias.

 

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados