Angola: Grupo de Isaías Samakuva “toma de assalto” Rádio Despertar (RD)

O Director-geral da Rádio Despertar (RD), emissora vinculada a UNITA, Horácio dos Reis, foi informado nesta quarta-feira, 27, o fim de sua gestão, por supostas ordens de Isaías Samakuva, presidente da UNITA que reassumiu o cargo na sequência do acórdão 700/2021 do Tribunal Constitucional (TC) que invalida o XIII Congresso deste partido realizado em Novembro de 2019 e determina o afastamento de Adalberto Costa Júnior.

No documento de exoneração de Horácio dos Reis, o actual presidente da UNITA sustenta que, “a medida visa dar cumprimento às orientações do acórdão que tornam nulo os actos de nomeações praticados na UNITA pelo Adalberto Costa Júnior”.

Horácio dos Reis, antigo correspondente da Rádio Despertar em Benguela, foi empossado ao cargo de diretor-geral há 26 de Maio do ano em curso.

Entretanto, Queirós Chiluvia, director-adjunto da emissora há 7 anos, apontado como “guardião” dos interesses da “ala de Samakuva” na Despertar, assume as funções de director-geral, subordinando-se ao Conselho de Administração, liderado pelo jurista Fernando Monteiro Kawewe e mais sete membros todos eles militantes do grupo de Samakuva.

Recorda-se que durante o anulado congresso que elegeu ACJ a presidência da UNITA, Queirós Chiluvia que sempre se revelou fiel a Samakuva, apresentara a Comissão de ética, queixa contra ACJ, acusando-o de tentativa de homicídio. O objectivo, era impedir a candidatura de ACJ a presidência da UNITA.

Depois de eleito, Adalberto Costa Júnior ignorou por completo as investidas de Queirós, tendo conservado o seu cargo na Rádio Despertar.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments