Angola: Isaac dos Anjos, o novo embaraço de “João Lourenço”

A par de Mário António, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, Eugénio Laborinho e Pedro Sebastião, Isaac dos Anjos faz parte do núcleo duro que  desde início do mandato de João Lourenço o  apoiaram de forma solida  ao nível do Bureau Político do MPLA.

A decisão da PGR de confiscar vários empreendimentos habitacionais construídos com fundos públicos  em proveito pessoal de Isaac dos Anjos,  causou perplexidade em meios políticos de Luanda.

Segundo a Newsletter África Monitor, a razão de ser de tal reacção é devida a factos de Issac dos Anjos desempenhar o cargo de secretário do PR para a Área Produtiva. Dos Anjos  é comumente apontado como um dos membros do gabinete presidencial mais próximos de JL e passa por ser um dos mais influentes dirigentes do aparelho do MPLA;

De acordo com a fonte, o anúncio público da decisão da PGR (também atingida outra figura da elite nacional, Paixão Júnior, ex-PCA do BPC, coincidiu temporalmente com a visita oficial a Angola do PM de Espanha.

Isaac dos Anjos como secretário presidencial, adianta a fonte, teve um papel preponderante na preparação da visita e tomou parte nas conversações oficiais ocorridas no quadro da mesma.

A aparente inoportunidade da medida, tendo em conta os embaraços políticos que tenderia a criar no plano da visita do PM espanhol, é atribuída a uma “falha” da PGR – também considerada embaraçosa para o próprio JLO, tendo em conta que um outro qualificado membro do seu gabinete, Edeltrudes Costa é igualmente visado por acusações de corrupção.

Também é admitida uma versão que apresenta a medida como intencional, neste caso para demonstrar isenção e firmeza de atitudes da justiça em relação à corrupção.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments