spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Angola: Isaías Samakuva exonera “Nelito Ekuikui” do Cargo de Secretário Provincial da UNITA em Luanda

O deputado do maior partido da oposição angolana, UNITA, Nelito da Costa Ekuikui, foi esta segunda-feira, 01 de Outubro, oficialmente exonerado, por um despacho presidencial do seu partido, do cargo de Secretário do Partido em Luanda.

Após tornar o facto  ao púbico, o deputado observou que todos os dias acorda cheio de motivações, quando se levanta da cama, inspirado e com inúmeras responsabilidades a responder, posições para assumir e decisões a serem tomadas.

Ainda em declarações, disse que quando chegava no Secretariado Provincial, olhava ao redor, as pessoas, todo staff, os ventos, os pássaros, plantas, sentindo que vinham daquele lugar energias boas, que agudizavam o seu humor, o compromisso de fazer melhor.

“Não somos perfeitos, e se alguém disser que o fomos, estaria mentindo. Falhamos, e só Falhamos porquê fizemos, não paramos, trabalhamos, não descansamos, ousamos e galgamos, plantamos bases suficientes das quais nos orgulhamos”, considerou.

Nelito Ekuikui sublinhou igualmente que os angolanos são testemunhas daquilo que a sua direcção produziu, do ritmo e da aceleração, da comunicação e a proximidade, do carinho e do amor.

Continuando, recordou que eram parte das famílias de Luanda, sentando no mercado, estando dentro das casas das pessoas, onde os ofereceram chá e pão, água e um lugar para se acomodar.

“Nos mercados estivemos com as zungueiras, cantamos o canto da esperança e da victoria, criamos sorrisos em cada rosto, provocamos visões, imaginamos uma Angola livre. Reunimos e discutimos o país com os estudantes, com sindicatos, com jornalistas, com todas as classes sem discriminação nenhuma. Fomos falar com cada militante, dissemos a cada um, o quão é importante a sua presença no partido, fomos lá no fundo energizar aquele militante que deu todas forças pela causa”, referiu ainda.

Fomos motivados pelo Muangai.

Nestes termos, o deputado Nelito Ekuikui assegurou que continuará a servir o país e o partido de várias maneiras, em várias frentes, pois, segundo este, os cargos não devem nunca ser eternos, pelo contrário, deve existir dinâmicas e rotatividades.

Assim, estendeu os agradecimentos, com profundidade ao presidente Samakuva, por aquilo que considera sábia escolha, de os ter indicado a este cargo, e também agradeceu ao presidente por ter notado que, para o momento, outra pessoa devia servir.

“E nós estaremos aqui sempre disponíveis para qualquer missão que nos for incumbida pelo partido. Estamos também ávidos do compromisso que temos, em servir com muitas energias porque o congresso está a porta”, esclareceu.

Por último Nelito Ekuikui, Secretário exonerado, garantiu que a entrega das pastas se traduz num verdadeiro sentido de dever cumprido. “Estamos todos felizes e satisfeitos com o balanço do nosso trabalho”.

Pelas redes sociais, o Jornalista Sousa Jamba, escreveu seguinte, “o Nelito Ekuikui soube primeiro da sua exoneração de indivíduos que trairam o partido, de aqueles que estiveram por trás da impugnação que resultou na anulação do congresso que elegeu o ACJ”. Eu ouvi atentamente a gravação em que os Kawikis e companhia denegriam não só a família mas o pessoal do Planalto Central.

É esta escumalha que está a humilhar o Nelito Ekuikui com a cúmplice dos nossos Mais Velhos? Sinto uma profunda vergonha da forma como o Nelito Ekuikui foi tratado. Em todo caso, isto tudo faz parte da gangorra da vida — vamos todos olhar para frente e preservar aquilo que é valioso na UNITA para trazermos uma verdadeira alternância!

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Destaque

Artigos relacionados