Angola: Japão disponibiliza “350.000 dólares” para combater fome na província da Huíla

O Governo do Japão disponibilizou 350.000 dólares (320 mil euros) para apoiar cerca de 10.000 crianças com desnutrição severa na província angolana da Huíla, umas das mais afetadas pelas alterações climáticas no sul do país, foi hoje anunciado.

Segundo o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em Angola, o apoio do Governo japonês servirá para fortalecer a prestação de serviços para prevenir e tratar a desnutrição no município do Lubango, capital da Huíla, onde ocorrem vários casos de desnutrição aguda severa.

O Unicef e a embaixada do Japão em Angola dizem, em comunicado, que os recursos servirão também para adquirir cerca de 2.400 caixas de alimentos terapêuticos pronto a usar, 600 caixas de leite terapêutico e 100 pacotes de fitas para medição do perímetro branquial de crianças.

“É urgente darmos resposta à situação de desnutrição pois cada dia de atraso no tratamento de uma criança tem impacto negativo na sua vida e aumento o risco de esta não sobreviver”, diz o representante do Unicef em Angola, Ivan Yerovi, citado no comunicado.

“As atividades de nutrição financiadas pelo Governo do Japão, e incluídas nesta intervenção, apoiarão o fortalecimento do sistema de saúde e a capacitação das mulheres para reconhecer os sinais de desnutrição e agir rapidamente a fim de salvar as crianças desnutridas”, refere-se na nota.

Além da Huíla, o Unicef trabalha em mais seis províncias de Angola onde “apoia os programas de combate a desnutrição com atividades de reforço das capacidades dos técnicos de saúde, disponibilização de suplementos nutricionais, reforço da supervisão e monitoração assim como o acompanhamento dos casos de desnutrição na comunidade”.

A Huíla é uma das províncias do sul de Angola afetadas pela seca e fome em consequência das alterações climáticas, que abrangem igualmente as províncias do Cunene e Namibe.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments