Angola: João Lourenço envia “mensagem” a presidente Xi Jinping

Uma mensagem do Presidente angolano, João Lourenço, para o homólogo chinês, Xi Jinping, foi entregue quarta-feira, em Beijing, ao director-geral adjunto para os Assuntos Africanos do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Zhang Bin.

A missiva foi entregue pelo embaixador de Angola na China, João Salvador Neto, por ocasião do Dia Nacional daquele país, a celebrar-se a 1 de Outubro, refere uma nota da representação diplomática de Angola no país asiático.

Na ocasião, o diplomata chinês agradeceu o gesto do Estadista angolano.

No mesmo encontro, Zhang Bin entregou ao embaixador João Salvador Neto uma mensagem do ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, para o homólogo angolano, Téte António.

João Salvador Neto e Zhang Bin abordaram, no encontro, a cooperação entre os dois países a nível das organizações internacionais e a necessidade de dinamizar o intercâmbio nos domínios económico e de formação de quadros.

João Salvador Neto ressaltou a importância do apoio da China na diversificação da economia de Angola e encorajou as empresas chinesas a investirem em Angola nos sectores da agricultura e das pescas.

Volume de negócios Angola e China

O volume de negócios entre Angola e a China registou, no primeiro trimestre de 2021, um crescimento na ordem de 23,9 por cento, calculado em 10,5 milhões de dólares (cerca 6,6 mil milhões de kwanzas).

Do total do valor das trocas comerciais, a parte chinesa importou de Angola o equivalente a USD 9,5 milhões com um crescimento de cerca de 21,6 por cento.

Para Angola, “a China exportou bens avaliados em 1,3 mil milhões de dólares, num crescimento de 50 por cento”.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments