Angola: Jornalistas criticam “exclusão de órgãos” em conferência do Presidente João Lourenço

O MISA-ANGOLA critica a Presidência angolana por ter escolhido a dedo apenas cinco órgãos de comunicação social para a conferência de imprensa que João Lourenço convocou para quinta-feira, na Cidade Alta. O líder angolano vai falar para o Jornal de Angola, Expansão, O país, Lusa e TV Zimbo, sobre os principais desafios que vão marcar o ano de 2022.

Na quinta-feira, o Presidente da República, João Lourenço, abre-se à imprensa nacional e estrangeira para falar dos principais desafios que vão dominar o seu último mandato.

Para este encontro foram apenas convidados cinco órgãos de comunicação social, o que leva o MISA-ANGOLA a acusar a Presidência angolana de ter seleccionado os órgãos de informação pelos quais o Chefe de Estado nutre uma certa simpatia.

Para Guilherme da Paixão, vice-presidente do MISA-ANGOLA, a secretária para a Comunicação Institucional e Imprensa da Presidência, ao indicar a dedo os órgãos de informação, feriu o capítulo das liberdades do sector que já dá provas de algum recuo em Angola.

“Enquanto MISA-ANGOLA encaramos com uma certa apreensão por que o país já não tem tantos órgãos de comunicação que consigam abranger a diversidade porque fomos surpreendidos com a retirada de determinados órgãos que já faziam alguma diferença e com os poucos que temos, ainda assim, chega esta informação de recuo das liberdades”, disparou o também jornalista.

A secretária para a Comunicação Institucional e Imprensa da Presidência angolana diz que o Chefe de Estado terá um encontro no futuro com outros meios de imprensa, mas o MISA-ANGOLA não acredita e chama esta iniciativa de “operação de charme”.

“Começou com bom sinal com a expansão da Rádio Ecclésia e com surgimento de órgãos que já existiam, mas que ao longo do tempo vimos que apenas era um charme e isto é muito mau para as liberdades”, lamentou Guilherme da Paixão.

A Presidência da República adiantou, em comunicado, que este processo será o retomar da iniciativa presidencial inaugurada em Janeiro de 2018.

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments