Angola: Líder da CASA-CE afirma que integração na Frente Ampla implicaria “dissolução”

O presidente da CASA-CE, Manuel Fernandes, defendeu, esta sexta-feira, o afastamento da coligação ao projecto político, denominado Frente Ampla, pelo facto de uma possível concretização implicar a dissolução da coligação.

Manuel Fernandes, que falava no programa “Especial Informação” da TV Zimbo, referiu que está a ser criado um falso elemento que não se vai concretizar, tendo em conta que o mesmo não cria uma nova coligação, mas sim a integração das forças políticas na lista da UNITA, com quotas para a sua acomodação.

“Não é uma Frente Ampla nenhuma, mas sim uma integração de vários actores na lista da UNITA, daí que a CASA-CE não pode fazer parte deste exercício, por ter ambição de concorrer às próximas eleições”, argumentou.

Acrescentou ainda que “a CASA-CE é uma coligação e não pode ser contactada para integrar outra coligação ou seja ela é que tem espaço de abertura para que outras forças possam entrar”, disse.

Neste sentido, Manuel Fernandes questionou se as outras forças politicas, com incidência para UNITA, estão dispostas a ir às eleições sem a sua bandeira e os seus simbolos.

Por outro lado, o político acrescentou que se houvesse interesse de que a CASA-CE integrasse a mesma não teriam contactado o Bloco Democrático (BD), mas antes a liderança da mesma para ver a viabilidade do  processo, o que não ocorreu.

Ainda assim, referiu que se podem estabelecer convergências pararelas com outras forças políticas, visando o controlo do voto, bem como estabelecer mecanismos de luta para a construção do processo demcrático.

No capítulo interno, Manuel Fernandes, que subsbtituiu André Mandes de Carvalho na presidência da CASA-CE, adiantou que a mesma hoje está mais dinâmica e próxima dos cidadãos.

No seu entender, este é um momento para perceber a situação real dos angolanos e, por este motivo, têm realizado digressões pelo país.

Defendeu ainda a necessidade de se idealizar politicas, que possam conduzir os cidadãos para uma nova realidade e um novo contexto do país.

Ainda em relação a reorganização da mesma, argumentou que actualmente cinco, dos seis partidos que compõem a coligação, já se definiram em trabalhar para a sua consolidação, faltando apenas o BD que ainda está em processo.

Para si, apesar dos vários problemas na mudança de liderança, dissidência no Grupo Parlamentar, entre outros, a coligação continua forte e unida, porque anteriormente era “um manto de retalhos, com vários poderes”.

Ao longo da sua entrevista, falou igualmente do momento actual do país, que, na sua opinião, exige grandes mudanças.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments