Angola/Luanda: Polícia Nacional (PN) regista “sete mortes” na passagem de ano

A Polícia Nacional registou, em todo o país, sete mortes, 114 crimes diversos e deteve 305 pessoas, supostamente envolvidas nos delitos, durante os festejos da passagem de ano.

Das mortes destaca-se dois homicídios com recurso à arma branca, três por acidentes de viação, por electrocussão e  afogamento.

Comparando com a passagem de ano de 2021, registou-se a diminuição de seis crimes.

No balanço feito este  sábado, em Luanda, no âmbito da operação Nkembo, o porta-voz  do comando-geral, superintendente-chefe Mateus Rodrigues, “referiu que os dois homicídios foram cometidos por desconhecidos na via pública, nas províncias de Luanda e Cuando Cubango”.

Dos crimes registados destaca-se ainda os roubos e furtos,  violações sexuais e agressões físicas, posse de droga e o uso ilegal de arma de fogo.

A província de Luanda registou o maior número de crimes, com 35, seguido pela Huila e Benguela, com nove e sete, respectivamente.

Os roubos, segundo o oficial, foram cometidos com recurso a armas de fogo quer no meio rural como urbano, assim como na via pública como em residências.

Quanto a situação rodoviária registaram-se 22 acidentes com três mortos e 22 feridos em Luanda e Benguela.

O Serviço de Protecção Civil e Bombeiros registou 11 ocorrências com dois mortos, um por electrocussão e outro presumível afogamento, cinco incêndios, bloqueios de portas e derrame de combustível.

Mateus Rodrigues adiantou que foi registada a entrada ilegal de 407 estrangeiros nas províncias de Cabinda, Lunda Norte e Moxico.

Os efectivos da corporação realizaram seis mil e 427 sensibilizações, 13 mil e 987 patrulhamentos auto, motorizado, apeados e de baixa visibilidade.

O Centro Integrado de Segurança Pública (CISP) registou 16 mil e 756 chamadas, 591 validas, enquanto o terminal 113 recebeu 145 solicitações .

 

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments